1. Não enxergar o longo prazo.

Planejamento é essencial para uma empresa. 

Saber administrar os movimentos naturais do negócio ajuda a manter a operação saudável. 

Os empreendedores costumam ter problemas para lidar com projetos de curto e longo prazo. 

Os empreendedores não sabem conciliar visão de longo prazo com metas concretas de curtíssimo prazo. 

O executivo tem ciclo de planejamento de um ano e o empresário de um dia, uma semana.

2. Não ter controle financeiro.

Além de desconhecer boa parte dos conceitos de finanças indispensáveis para tocar um negócio, faltam controles financeiros. 


3. Perder o senso de realidade.

Uma das principais características dos empreendedores é o otimismo. 

Acreditar que sua ideia vai dar certo e arriscar-se são atitudes que costumam levar à abertura de uma empresa.

O problema é quando isso extrapola a realidade. 

Precisa ser otimista, mas precisa ter senso de realidade. 

É preciso ter um autodomínio para não criar uma fantasia e falar para o consumidor o que não pode entregar.


4. Confundir CPF e CNPJ.

Uma razão clássica para o fracasso é misturar as contas da empresa e as despesas pessoais. 

Nas pequenas e médias empresas, confunde-se o CPF com o CNPJ e as despesas pessoais do proprietário são pagas com o dinheiro da empresa.

Se a empresa for optante do regime tributário lucro real, isso, muitas vezes, gera um gasto maior com impostos. 

A orientação é ter um pró-labore estabelecido e usar estas retiradas para pagar as contas pessoais.

5. Buscar o produto perfeito.

Segundo dados do SEBRAE, os empreendedores passam sete meses planejando um negócio antes de oficializar a abertura. 

Este período é crucial, mas pode ser uma razão para o fracasso. 

O professor do Insper explica que gastar muito no desenvolvimento de um produto e demorar em lançá-lo pode ser um problema. 

Muito gastam mais dinheiro e mais rápido do que deveriam, gastando muito tempo e recurso com o produto perfeito. 

Não tem produto perfeito. Precisa lançar o produto no timing correto.