1. Não enxergar o longo prazo.
Planejamento é essencial para uma empresa.
Saber administrar os movimentos naturais do negócio ajuda a manter a operação saudável.
Os empreendedores costumam ter problemas para lidar com projetos de curto e longo prazo.
Os empreendedores não sabem conciliar visão de longo prazo com metas concretas de curtíssimo prazo.
O executivo tem ciclo de planejamento de um ano e o empresário de um dia, uma semana.
2. Não ter controle financeiro.
Além de desconhecer boa parte dos conceitos de finanças indispensáveis para tocar um negócio, faltam controles financeiros.
3. Perder o senso de realidade.
Uma das principais características dos empreendedores é o otimismo.
Acreditar que sua ideia vai dar certo e arriscar-se são atitudes que costumam levar à abertura de uma empresa.
O problema é quando isso extrapola a realidade.
Precisa ser otimista, mas precisa ter senso de realidade.
É preciso ter um autodomínio para não criar uma fantasia e falar para o consumidor o que não pode entregar.
4. Confundir CPF e CNPJ.
Uma razão clássica para o fracasso é misturar as contas da empresa e as despesas pessoais.
Nas pequenas e médias empresas, confunde-se o CPF com o CNPJ e as despesas pessoais do proprietário são pagas com o dinheiro da empresa.
Se a empresa for optante do regime tributário lucro real, isso, muitas vezes, gera um gasto maior com impostos.
A orientação é ter um pró-labore estabelecido e usar estas retiradas para pagar as contas pessoais.
5. Buscar o produto perfeito.
Segundo dados do SEBRAE, os empreendedores passam sete meses planejando um negócio antes de oficializar a abertura.
Este período é crucial, mas pode ser uma razão para o fracasso.
O professor do Insper explica que gastar muito no desenvolvimento de um produto e demorar em lançá-lo pode ser um problema.
Muito gastam mais dinheiro e mais rápido do que deveriam, gastando muito tempo e recurso com o produto perfeito.
Não tem produto perfeito. Precisa lançar o produto no timing correto.
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