1. Ajuda os gerentes a explorar novos talentos:

Como foi mencionada acima, a rotação de posições é projetada para expor aos aprendizes a uma ampla gama de operações, a fim facilitar a exploração de talentos ocultos. 

Durante este processo, os formandos vão rodando por uma variedade de áreas, funções e assuntos, com o objetivo de ganhar consciência sobre os estilos de trabalho da organização. 

Outro dos objetivos deste exercício de rotação por cargos é gerar entendimento entre os colaboradores sobre os problemas que surgem em cada etapa dos processos por áreas.

Depois de concluir este exercício, os gerentes têm a oportunidade de identificar as áreas de especialização dos colaboradores para lhes atribuir funções específicas.

2. Explorar interesses pessoais:

Às vezes, os colaboradores não têm conhecimento suficiente da área para a qual desejam se especializar. 

Isso não acontece até o momento em que eles são expostos a uma tarefa ou trabalho específico. 

Portanto, se eles são expostos a várias opções de trabalho, eles têm a oportunidade de conhecer suas habilidades e gostos sobre uma área específica. 

Isso em certo nível tem um efeito direto no ambiente de trabalho.


3. Identificam-se conhecimentos, habilidades e aptidões:

Através da rotação entre posições, os gerentes podem descobrir habilidades específicas, conhecimentos e aptidões que são usados para determinar quem deve melhorar suas respectivas habilidades para ter um melhor desempenho. 

Isso ajuda a analisar as necessidades de treinamento dos colaboradores com o objetivo de gerar mais resultados.

4. Motivação e novos desafios:

A motivação desempenha um papel muito importante quando se fala da rotação de posições. 

Quando os colaboradores se vêem envolvidos em diferentes assuntos, áreas e processos, eles tentam se esforçar ao máximo para se destacar em relação aos outros colegas e conquistar a posição que tanto desejam. 

A rotação de posições encoraja-os a ter uma competição saudável entre os pares dentro da organização, onde todos querem ser os melhores.

5. Diminuição na taxa de abandono:

A exposição constante dos funcionários a novos desafios aumenta os níveis de satisfação, diminui a taxa de rotatividade de pessoal ou abandono e aumenta a produtividade. 

O que foi dito acima é alcançado porque os funcionários se vêem diante de novos cenários e desafios diariamente. 

Da mesma forma, a taxa de abandono diminui porque o senso de pertencimento e compromisso com a organização é fortalecido. 

Os colaboradores devem enxergar a utilidade de todos os desafios e funções que estão fazendo para que vejam que estão alinhados com suas expectativas.

6. Alinhar competências com requisitos:

O alinhamento de competências significa direcionar as habilidades dos colaboradores para o local onde suas competências são usadas na maior medida possível. 

A rotação por cargos funciona não apenas para conhecer as habilidades dos colaboradores e motivá-los, mas também para se concentrarem no cargo onde eles podem realmente explorar seu talento.

Avalie o desempenho de sua equipe facilmente e aumente a produtividade e a retenção de talentos em sua organização.

EAG. EQUIPE ALTO GERENCIÁVEL.

Podemos singelamente definir uma equipe "Auto - Gerenciável" quando ela por si só atinge uma dinâmica de relações saudáveis entre seus membros, ou seja, relações na qual a escolha de papeis a serem exercidos por seus membros (líder, facilitador, operacionalizador, outros) parte da iniciativa do próprio grupo e oscila.