Autonomia e proatividade são algumas das competências mais desejadas pelas empresas e é por um bom motivo: 

Essas qualidades permitem com que os colaboradores façam um trabalho de excelência, sem precisar de um grande controle de seus superiores. 

Esse é o caso das equipes auto gerenciáveis — um grupo de colaboradores que consegue atuar com autonomia e responsabilidade para alcançar seus objetivos, melhorando assim o desempenho da organização sem ter que depender tanto da supervisão dos líderes. 

Os profissionais que compõe esse grupo conseguem trabalhar em conjunto, tendo consciência das suas responsabilidades em realizar suas tarefas com qualidade. 

Basicamente, nas equipes Auto Gerenciáveis cada funcionário atua quase como líder de si: sabendo organizar suas obrigações e realizá-las com dedicação e eficiência. 

Claro, isso não significa abolir as lideranças da sua empresa ou elevar todos os esta posição: e sim que os funcionários terão maior autonomia para agir, sabendo lidar com as consequências de suas ações, enquanto os gestores podem atuar de outras formas, para além de ficar toda hora fiscalizando o trabalho dos colaboradores, como se envolver mais com a estratégia da organização. 

Porém, existem várias outros benefícios de se incentivar essa autonomia e proatividade na empresa. 

As Vantagens de uma Equipe Auto gerenciável.

As características de uma equipe Auto Gerenciável — autonomia, proatividade, responsabilidade e comprometimento — podem trazer ainda mais benefícios para a empresa que incentiva essa postura.

Inovação

Ao ter mais liberdade, os funcionários poderão pensar em novas soluções para a empresa — seja em relação ao seu produto/serviço, processos internos e operações diversas — contribuindo assim a construir uma cultura de inovação na empresa. 

E, por serem responsáveis, irão considerar as consequências de suas ações na hora de criar soluções e projetos. 

Desta forma, os colaboradores podem ajudar a empresa a aperfeiçoar diversas áreas e ter mais vantagem competitiva.

Motivação

Esse senso de liberdade também pode ajudar na motivação dos colaboradores. 

O excesso de controle dos líderes pode sufocar boas ideais e o ânimo dos profissionais — já essa maior abertura permite com que usem seus talentos e se desafiem a serem melhores, encorajando o seu trabalho.

Engajamento

Da mesma forma, incentivar as equipes Auto Gerenciáveis também pode contribuir para aumentar o engajamento dos funcionários. 

Eles sentirão que a empresa acredita em seu potencial e confia em seu trabalho, melhorando o seu sentimento de pertença na organização e a imagem que se tem dela. 


Clima organizacional

As equipes Auto Gerenciáveis têm a característica de saber trabalhar em grupo. 

Isso significa que terão que aprender a lidar com as diferenças e desenvolver um relacionamento saudável entre si. 

Essa postura irá ajudar a tornar o clima interno mais saudável, o que é ainda melhorado com o aumento do engajamento, motivação e liberdade de criação.

Incentivo a novas lideranças

Trabalhar esse senso de responsabilidade e engajamento pode ajudar a treinar os colaboradores a assumirem uma posição de liderança no futuro. 

Afinal, diversas competências desenvolvidas no processo são muito bem-vindas para os gestores, estimulando assim a nova geração de líderes na sua organização.

Melhora dos resultados

Motivados, engajados e com uma boa dinâmica interna, os colaboradores consequentemente terão um desempenho melhor. 

Enquanto os funcionários tem espaço para fazer um trabalho de qualidade, os gestores poderão cuidar de outras questões dentro da empresa — como atuar de forma mais estratégica para melhorar sua vantagem competitiva e desempenho no mercado. 

Como estimular as Equipes Auto Gerenciáveis?

Com todas essas vantagens, é clara a importância de se incentivar a presença de equipes Auto Gerenciáveis. 

Existe uma série de estratégias que podem ajudar a despertar essas qualidades na organização.

O primeiro passo é contratar os profissionais corretos, que já tenham competências de proatividade e responsabilidade. 

Isso é feito ao investir em processos de recrutamento e seleção que sejam verdadeiramente eficientes.

Já considerando as pessoas que estão na sua empresa, o melhor caminho é programar uma gestão mais horizontal, dar mais liberdade aos seus colaboradores e propor desafios para que sejam estimulados a serem mais autônomos e eficientes. 

Mas, para assumirem esses desafios, é importante investir em treinamentos que irão qualificá-los para essa nova realidade.

As ações de educação empresarial irão aumentar seus conhecimentos técnicos e ajudar a despertar qualidades que serão fundamentais para o desenvolvimento de uma equipe Autos Gerenciáveis. 

Assim, seus funcionários estarão preparados para assumir uma postura mais proativa, responsável e de excelência na sua empresa. 

Mude a realidade dos seus colaboradores com essas 4 Metodologias de treinamento realmente eficazes e melhore os resultados da sua organização!


ESSE É O MEU OBJETIVO PRINCIPAL.

Conciliar minha experiência prática nas organizações com o conhecimento técnico adquirido em todos esses anos de trabalho, para ajudar VOCÊ a sair da MULTIDÃO e se tornar mais competitivo em um mercado em constante mudança.

Mais acima de tudo ajudar você a ser uma pessoa melhor pessoalmente e profissionalmente.

Ou seja. Um Líder Servidor.


Forte Abraço!